sexta-feira, 25 de março de 2011

Figurantes.

-Ah, sinto-me tão só. Preciso de alguém, verdadeiramente. Ok, tenho amigos, um bocado até. Tenho minha família, é bem verdade. Minha mãe me ama e coisa e tal, mas, por Deus, não é esse tipo de amor que preciso. 
Pensou o rapaz enquanto passava directo por uma garota que também estava pensativa.
-Poxa, todas essas pessoas amontoadas aqui nessa cidade e eu não encontro nenhuma que me faça feliz? De facto, não tenho par mesmo, ninguém nunca irá querer-me.
E prosseguiram sem saber que tinham tudo em comum, que poderiam protagonizar um amor inesquecível. Seguiram sendo apenas figurantes da vida um do outro.

Figurantes.

A cena estava montada. Todos em seus devidos lugares, esperando a acção. Luzes preparadas, câmeras em posição.

O mocinho irá correr atrás da donzeladeclarar-se-á antes dela partir. Ela ficará com ele e viverão felizes até o divórcio.

"Acção!" Grita o diretor.

O rapaz corre, tromba com a multidão, salta no bonde, pula no meio do caminho, desce até o porto, fura a faixa de segurança, avista sua amada a conversar com suas amigas subindo no navio e aclama: Victória... não vá, eu te amo.


"Corta, corta, corta. Queiroz, Queiroz... o seu personagem finalmente irá revelar o amor que cultiva desde sua infância. Ele precisa estar nervoso, precisa berrar seu amor, tirar o sentimento de seu peito. Mas você... Queiroz, você só está a falar palavras decoradas."


"Desculpe-me, Carlos, atuar é falar palavras decoradas. Estou a fazer meu trabalho."


"Mas você está falando palavras mal-decoradas, Queiroz. E isso não é seu trabalho, pelo contrário."


"Quando a peça é ruim, o papel é fraco, as falas são mal-decoradas, Carlos. E eu me recuso a continuar n'uma peça tão ruim como essa. É o pior papel que já desempenhei, eu vou embora!"


E o actor desilidudo retirou-se do palco.


- Faltou alguma coisa?
- Fala pra eles que eu era uma das amigas que a Victória tava conversando!
- Aé, a Lúcia era uma das amigas que a Victória tava conversando, e eu fui um dos caras que o Pedro trombou enquanto corria.
- Foi o melhor papel que nós já fiiiizemos! Eu vi o Queiroz tão de perto, até pegamos um autógrafo.


Contaram os figurantes ao chegar em casa pois peça não haveria mais.