sexta-feira, 22 de abril de 2011

Ouro.

Por que dão tanto valor ao ouro? Honestamente, o ouro é apenas um metal, um bom condutor de eletricidade e um metal bastante resistente à corrosão, isso é verdade, mas vocês não dão valor a ele por ele ser um bom metal.
Parece que alguns o adoram porque ele é belo, apenas por isso. Se é assim, eu conheço muitas coisas que, devido às suas respectivas belezas, deveriam ser vendidas ao preço do ouro: lugares, coisas diversas, pessoas - embora isso seja algo, acredito eu, ilegal - e até ideias lindíssimas, mas, pelo que sei, não os valorizam tanto.
Ouvi dizer também que gostam do ouro porque ele é raro, disseram-me que não se encontra o ouro facilmente. Se é assim, que valorizemos o amor, os sorrisos, os amigos fiéis, os sentimentos sinceros, os abraços quando se está triste, as pessoas verdadeiras, a honestidade, os momentos inesquecíveis, a bondade e outras coisas que não se encontram facilmente. Se é assim, valorizemos aqueles que resistem nos dias de hoje, aqueles que não deixam ser alienados, aqueles que tentam fazer a diferença nesse mundo, apesar da falta de reconhecimento. Valorizemos aqueles que querem ser como o ouro, mas que não exigem os louros que isso lhes reserva. E, acima de tudo, tentemos ser como o ouro.

Ouro.

Ela era feita de ouro. Ela brilhava, reluzia. Ela tinha tanto valor. Custava tanto. Ele era pobre, nunca poderia ter tanto ouro. Era querer demais.
Ele sempre a via de longe, sempre a brilhar, cada vez mais. Todos a circulavam. Ninguém a tocava, ela era intocável, era ouro.
Um dia apareceu um rapaz, ele parecia ser de ferro, algo bem mundano, nada de mais. Nada que chegasse aos pés do ouro da garota. Mas ele a teve.
"Como um cara de ferro, um qualquer, conseguiu ficar com ela?! Eu sou melhor que ele."
Aproximando-se ele percebeu algo que não pôde ver de longe. O cliché. Viu o cliché, ao perceber que a garota era latão. E reluzia como ouro.